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Un blog pour que les amis et les interessé/es puissent suivre mon voyage de découverte de la culture latine, qui va m'amener à Cuba, au Mexique et au Brésil, à la rencontre des gens et de leurs histoires de vie vécue!

10 Aug

Versão portuguesa da Pesquisa: “ Descobrindo a realidade de duas escolas públicas na Bahia e o que professores e estudantes universitários acham sobre o sistema educacional na Bahia”

Publié par Chiaretta

Este projeto de pesquisa em duas escolas públicas de Salvador da Bahia nasceu da vontade e do interesse pessoal na temática da educação dos jovens. Como a educação é a base do desenvolvimento de cada país e “o alicerce sobre o qual se desenvolve o espírito humano em toda sua plenitude”(http://www.debatesculturais.com.br/educacao-a-base-para-o-desenvolvimento/), as numerosas polémicas que se manifestaram em Salvador nos últimos meses do verão de 2015 sobre as problemáticas do sistema educaçional brasileiro, foram um estímulo interessante para analizar a situação mais de perto, entrevistando as pessoas que trabalham nessa área e que vivém essa realidade todos os días.

A pesquisa foi desenvolvida durante um mês e meio e contou com a participação de 30 pessoas: os professores de duas escolas públicas, alguns professores de uma escola particular para estrangeiros, e muitos estudantes universitarios.

As entrevistas foram desenvolvidas com a metodología qualitativa, com base num esquema de entrevista preparado juntos aos professores responsáveis do curso de português. As entrevistas com os professores da escola pública foram desenvolvidas principalmente em grupo, diretamente nas escolas (durante a pausa ou depois das aulas). As entrevistas com os estudantes e doutorandos universitarios foram desenvolvidas de manera individual, diretamente na UFBA segundo as disponibilidades de cada estudante. De maneira geral, as entrevistas duraram entre 30 e 90 minutos.

O focus do projeto foi a analise dos motivos das polêmicas atuaís, para identificar as possíveis melhorias e os desejos dos profesores e dos universitarios. Então, a pesquisa clarifica a percepção dos profesores e universitarios sobre as problemáticas das escolas públicas na Bahia e reúne algumas sugestões de melhorias para o futuro.

  1. Contextualização do debate:

Os entrevistados testemunham que as polêmicas atuaís sobre a qualidade da educação pública na Bahia e no Brasil inteiro são resultado de numerosas mudanças e processos históricos que precisam ser contextualizados para serem entendidos completamente.

De fato, como as pesquisas mostram, o sistema educacional brasileiro se constrói na base da educação dos Jesuitas nos anos 1500, que começou a ser vista como necessidade pela modernização da sociedade ao final dos anos 1800. A criaçao do Ministerio da Educação é recente e foi institucionalizada nos anos 1930, com o governó de Vargas. Em seguida, foi entre os anos 1946 e 1964 que se fortaleceu a vontade de implementar uma educação publica úniversal e gratúita (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3 ed rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006; SAVIANI, Dermerval. História das idéias pedagógicas no Brasil . 2º ed. Ver. E apml. – Campinas, SP: Autores Associados, 2008. – Coleção memória da educação). Portanto, na opinião de alguns pesquisadores o processo de democratização do acesso à escola foi progressivo e universal, mas não teve igualmente ocorrido na democratização da escola (SOARES, 1986, p. 5-6). Isso contribui para aumentar as desigualdades sociais e a fortalecer a polarização entre ensino publico e privado.

Na era da ditatúra militar dos anos ’60-’80 teve uma forte repressão dos movimentos sociais e estudantis, com uma forte divisão entre estudantes e trabalhadores (“Estudante é para estudar, trabalhador é para trabalhar”).

Nos anos seguintes da ditatúra, o pais foi confrontado a uma importante influençia dos orgãos internacionais, e o sistema da educação brasileira passou por numerosas reformas educacionais. Por exemplo, a reforma do Ensino de 1º e 2º graus, a profissionalização obrigatória e a reforma Universitária. Portanto, os expertos da educação salientam que “desde o final da ditadura (1985) até os dias atuais a política educacional brasileira se caractériza por uma equação complicada que une filantropia, protelação, fragmentação e improvisaçao; aspetos que contribuiram para a precarização geral do ensino no pais” (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3 ed rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006; SAVIANI, Dermerval. História das idéias pedagógicas no Brasil . 2º ed. Ver. E apml. – Campinas, SP: Autores Associados, 2008. – Coleção memória da educação). Alèm disso, na opinão de alguns autores, “iniciou um desmonte e descrédito da coisa pública visando beneficiar à iniciativa privada. Com o decorrer do tempo, veio a massificação do ensino, a construção de novas escolas, a facilidade de acesso a educação, tudo isso de grande importância para o desenvolvimento social, porém priorizando a quantificação estatística e valorizando a quantidade de alunos matriculados e a quantidade de alunos aprovados, independente de seu aproveitamento e conhecimento, passando o sistema a despejar pessoas no mercado desqualificadas, enquanto a rede privada tomou a dianteira exigindo mais, oferecendo educação de melhor qualidade fazendo com que a classe média optasse por matricular seus filhos nela” (http://www.debatesculturais.com.br/educacao-a-base-para-o-desenvolvimento).

Finalmente, os anos ’90 foram caracterizados pelo focus na educação basica, em detrimento de outros níveis e modalidades de ensino. Com o ultimo governo de Lula e Dilma, a educação do pais foi confrontada a uma expansão da Educação Superior e a uma expansão da Educação Profissional. Nos ultimos anos a polarização entre o sistema publico e o sistema privado aumentou, com o efeito que, na opinão de alguns autores, “a escola tem-se mostrado incompetente para a educação das camadas populares, e essa incompetência, gerando o fracasso escolar, tem tido o grave efeito não só de acentuar as desigualdades sociais, mas sobretudo, de legitimá-las. (SOARES, 1986, p. 5-6)”.

Concluindo, como os entrevistados o testemunham, esses processos e esse contexto confrontam os professores e os estudantes a algumas problématicas atúais que se refletem no quotidiano da vida das escolas públicas encontradas.

2. As problemáticas atuaís encontradas:

A maioria dos professores e universitarios entrevistados salientam em primeiro lugar a falta de recursos financeiros a qual as escolas públicas brasileiras são confrontadas. Na opinão dos entrevistados essa importante falta de recursos financieiros se reflete na falta de estrutura e de condições materiais das escolas. “De frequente nas classes não tem luz, ar condiçonado e os alunos sofrem da carencia de material (papel, libros, fotocopiadora, computadores etc)” (Entrevistado nr 1). Na opinão de alguns professores, “algumas escolas e classes são pequeñas comparado com o numero de alunos matriculados e não tem muitos espaços adicionais para atividades interativas ou no ar livre” (Entrevistada nr 2). Finalmente, alguns estudantes universitarios acham que mesmo nas universidades talvez “os direitos dos alunos não são respeitados por causa da falta de recursos no restaurante, na biblioteca, nos transportes, na segurança, e isso tem uma influencia na qualidade da educação universitaria tambèm” (Entrevistada 3).

Alèm disso, os profesores são confrontados a falta de recursos financeiros e na realidade o salario talvez não chegue ou chegue atràsado. A carga horaria é muito alta, muitos professores acham que não tem bastante tempo para preparar as aulas e que o salario constringe a trabalhar em muitas escolas. Os professores são confrontados a falta de material didático e ensinam lidando da melhor maneira possivél com condições de ensino talvez precárias.

Então, por causas dessas lacunas, os professores sejam talvez confrontados com problemas de falta de motivação e de saude (física e mental).

Alèm disso, a falta dos recursos financeiros contribue tambèm a mudanças organizacionais nas escolas públicas, que implicam a diminução do pessoal de coordenação, da administração, e o aumento do pessoal temporario. Na opinão dos professores, isso contribue a diminuição da qualidade da educação nas escolas públicas.

Concluindo, alguns universitarios entrevistados salientam que uma outra problématica é a mà gestão desses recursos financeiros. “ A fiscalização teria que ser melhorada porque os recursos existem mas não sabemos onde vão e precisam de uma fiscalização mais precisa e eficaz” (Entrevistado 4). Na opinião deles, a corrupção e a promiscuidade entre política e educação contribue a mà gestão e a falta de bõa fiscalização desses recursos finançeros.

Em segundo lugar, uma problématica mençionada pelos professores e coordenadores das escolas públicas é a falta de troca de experiencia e de dialogo entre os profissionais da educação pública.

Em terceiro lugar, numerosos problemas de indisciplina dos alunos nas escolas públicas são mencionados pelos professores. Numerosas problematicas familiares importantes (trabalho infantil, droga, violença, carenças dos país etc.) contribuem a uma atmosfera ne aula não sempre fácil.

Concluindo, os professores e os universitarios entrevistados acham que a realidade nas escolas privadas na Bahia e no Brasil entero é muito diferente. Na opinão de alguns professores a rede privada conta com mais recursos financeiros e com outras lógicas de gestão, mais influenciadas pela relação com o mundo das empresas e o mercado do trabalho. Então as problématicas encontradas na rede pública e na rede privada não são as mesmas. Os entrevistados acham importante salientar que os processos históricos mencionados que levaram ao descredito da qualidade da educação básica em favor da rede privada (e da valorização da rede pública pelos estudos supériores), são muito importantes para entender essas diferenças, que explicam a complexidade atúal do sistema educacional brasileiro.

Os aspetos salientados pelos professores e os universitarios contribuem, nas suas opinões, a uma importante falta de valorização do ensino fundamental público e da figura de professor da escola pública na Bahia e no Brasil. Para mudar isso e contribuir a uma melhor valorização da escola pública e da figura de professor os entrevistados avançam algumas sugestões.

3. As possíveis melhorias pelo futuro:

Na opinão dos entrevistados “a escola pública está melhorando, mas precisa de mais melhorias” (Entrevistada nr 5). As problemáticas poderiam ser enfrentadas e soluçionadas, se houvesse a vontade de todas as pessoas.

Em primeiro lugar, na opinão de todos os entrevistados, a falta de recursos financeiros poderia ser melhorada se o governo fizer um diagnostico mais preciso das necessidade e se tiver um maior investimento na educação pública, ao nivel federal, estadual e municipal. O investimento teria que começar desde a educação básica das jovens crianças. Alèm disso, uma melhor fiscalização do dinheiro ajudaria muito. Seguir lutando contra a corrupção em todos os nivéis seria uma outra ação importante.

Isso permitiria aos professores de ter acesso a um salario correto, a uma carga horaria mais adequada, a mais recursos didáticos para as atividades (tecnología, material interativo etc) e a um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente.

Uma melhor organização nas escolas pública teria que incluir mais profissionais na coordenação e tambèm mais profissionais de orientação pelos alunos. Isso permitiria um trabalho mais aprofundado e eficaz, desenvolvido com mais atenção para lutar contra a falta de disciplina e respeito que talvez seja possivél encontrar nas escolas públicas.

Em segundo lugar, os professores acham que “o projeto pedagógico teria que ser atualizado mais frequentemente para refletir melhor sobre os obietivos da educação e os meios pedagógicos utilizados” (Entrevistado 5). Respeito a didatica do ensino muitos professores e universitarios acham que a metodología do ensino e o conteudo precisaría de ser revisado, “para que os curriculum de ensino façam mais sentido para os profesores e os alunos” (Entrevistada 6). No mesmo sentido, uma outra sugestão seria de introduzir “cursos mais interdisciplinares” (Entrevistado 7) trazendo nas aulas os principios da educação atíva, “lembrando por exemplo P. Freyre o outros autores que mostraram os beneficios dos métodos interativos, artísticos, o que trazem a comunidade na escola” (Entrevistada 8). Seria importante investir mais na formação dos professores, para dar mais recursos ao nivel didático e valorizar mais o curso de pedagogía.

Concluindo, ao nivel global, os entrevistados salientam algumas outras sugestões.

Muitos entrevistados pensam que a transição da escola ao mundo profissional é problématica. Por isso, “ a universidade teria que preparar melhor os alunos pelo mundo do trabalho e no mesmo tempo o sistema de educação profissional entero teria que ser inovado, valorizando mais os cursos técnicos” (Entrevistado 8). Lutar contra a precarização dos títulos de estudo que obrigam os jovens a trabalhar em áreas que não correspondem ao titulo de estudo seria uma outra ação importante a realizar. Finalmente, mais esforços poderiam ser feitos para melhorar a informação e a orientação dos alunos nas escolas, em todos os niveis, para permitir aos jovens um melhor desenvolvimento e acesso ao mundo do trabalho.

Então, no nivel global, “uma mudança da economía capitalista brasileira seria necessaria para melhorar as condições de vida dos jovens estudantes” (Entrevistado 8), de manera a garantir o acesso aos serviços de base (moradia, salario, saude publica, transportes públicos etc) que permitem de ter condições materías e psicológicas para estudar. Dessa maneira a educação se tornaria um verdadeiro instrumento para diminuir as desigualdades sociais.

  1. Conclusões

A pesquisa permitiu salientar algumas problemáticas e algunas sugestões de melhoria pelo futuro, que refletem as percepções de um grupo limitado de professores da escola pública soteropolitana e de alguns universitarios da UFBA. Essa leitúra é representativa desse momento e lugar e não pode ser generalizada ao Brasil inteiro. Portanto, o valor e o interesse da pesquisa se revelam importante, pelas sugestões concretas que os entrevistados avançam.

De fato, alèm das melhorias ao nivel político e económico, as propostas de melhorias ao nivel organizacional e didatico poderiam ser interessantes para outras escolas e ambientes educativos tambèm. Os entrevistados salientaram a importancia de lembrar a complexidade da realidade política, económica e social brasileira, que influencia o proceso de mudança precisando de muito tempo.

Nesse sentido, alguns entrevistado afirmaram querer contribuir pessoalmente nessas mudanças para valorizar o sistema público. Em primeiro lugar, alguns univesitarios afirmaram ter vontade de se tornar ativos nos grupos de pesquisas, para denunciar as disfunções e tentar encontrar soluções. Outros universitarios, futuros professores, falaram do desejo de se tornar professores motivados e engajados na melhoria da qualidade da educação do ensino público, contribuindo a uma educaçáo de qualidade pelos alunos.

Nesse sentido, alguns professores das escolas públicas entrevistados reivindicaram a importancia de ser ator de mudança diretamente nas clases, com os alunos. Os professores testemunham que “trabalhar na escola pública não é uma maneira de fazer bico mas uma escolha que permite melhorar o futuro dos alunos. Embora seja uma das condições de trabalho mais difícil” (Entrevistados 9, 10, 11). Eles afirmam que a missão de transformação do aluno, de contribução a igualidade social e ao desenvolvimento da sociedade inteira da escola pública é muito importante e é o obietivo principal do trabalho do professor. Por isso eles acham que “a relação pedagógica que se crê em classe pode transformar a vida dos alunos” (Entrevistado 11). È essa missão que motiva esses professores a tentar fazer aulas abertas, interativas, a desenvolver projetos de arte e criativos com os alunos. È dessa maneira que “o trabalho de professor na Bahia fica interessante porque o professor consegue transmitir conhecimento e mudar vidas graças a relação que ele crê dentro da sala de aula” (Entrevistada 10).

  1. Sumario

Esse artigo apresenta os resultados de uma pequena pesquisa realizada no mes de maio 2015 em duas escolas públicas de Salvador, Bahia. A pesquisa envolveu dois grupos de professores de duas escolas públicas soteropolitanas e um grupo de estudantes universitarios da UFBA, que foram entrevistados e compartilharam suas opiniões sobre as problématicas da educação pública na Bahia e no Brasil. Os processos históricos da constitução do sistema educacional brasileiro se revelaram aspetos centrais na compreensão das problématicas atúais. Os entrevistados salientaram as problématicas organizacionais, financeiras e metodológicas do sistema e tentaram trazer algumas sugestões de melhoria. Uma melhor fiscalização, gestão dos recursos e uma maior atenção do governo pela valorização da educação pública e das realidades das escolas são alguns dos aspetos centrais salientados. Alèm disso, uma reflexão sobre os conteudos do ensino e a didatica é um outro aspeto salientado, que transmite a vontade dos professores de lutar para melhorar a qualidade do ensino público. Concluindo, a valorização da educação pública e dos profissionais da educação se presenta como uma necessidade urgente e central para seguir enfrentandos as problématicas atúais e buscando soluções. O testemunho do amor do ensino que carateriza alguns professores entrevistados lembra os letores da importança da missão da escola pública e da vontade de seguir lutando por essa causa.

Versão portuguesa da Pesquisa:  “ Descobrindo a realidade de duas escolas públicas  na Bahia e o que professores e estudantes universitários acham sobre o sistema educacional na Bahia”
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